top of page
  • Foto do escritorAdmin

Dicas de como conseguir o valor que precisa para comprar o seu primeiro imóvel.

Como planejar, como se organizar e como executar o Plano de Compra de seu primeiro imóvel?

Quando se realiza um sonho, se valoriza esse momento, quando pensamos em todas as etapas superadas para chegar neste ponto. E só vive este momento aquele que venceu todos os obstáculos e barreiras para se chegar nesta conquista. A Conquista de um grande sonho. E Como se consegue isso? Vejamos:


Primeiro temos que ter um Plano, para sabermos de onde vamos sair e até onde vamos chegar. Focarmos neste Plano e trabalharmos para realizarmos este alvo.

Vamos partir do principio básico. A realidade de um brasileiro comum. Vivendo as realidades de nossa economia e as dificuldades financeiras e econômicas que vivemos em nosso país. Será isso possível?


VAMOS ANALISAR O CENÁRIO ATUAL

Primeiro vejamos que segundo o IBGE, em 2018 a Renda média do trabalhador brasileiro sobe para R$ 2,1 mil reais, conforme diz o IBGE.


Com esta informação inicial vamos traçar aqui o perfil, fictício de um comprador de imóvel, com desejo de adquirir o seu primeiro imóvel.


Vamos melhorar um pouco esta condição acima, vamos determinar que nosso brasileiro mediano é casado e que sua esposa também trabalha, e tem o mesmo rendimento salarial que seu cônjuge.


Isto é muito importante, porque para começar um Planejamento da compra de um imóvel precisamos saber onde estamos instalados em nossa situação financeira? O que queremos comprar? Onde estamos localizados? Minha renda? qual a estrutura de minha família? Tenho filhos? Sou solteiro? Sou casado? Tenho uma entrada? Tenho FGTS? Tenho restrições em meu nome? Quem poderá compor renda comigo? Onde eu quero comprar meu imóvel? Onde eu posso comprar meu imóvel? Devo comprar á vista? Devo financiar? Como vou pagar um financiamento se eu pago aluguel? Como posso compor renda? Que tipo de financiamento é melhor eu fazer? SAC? Price?


Bom de acordo com o Ministério das Cidades, existem hoje 100 mil unidades da faixa 1 que poderão ser contratadas em áreas urbanas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). As 70 mil restantes serão contratadas por meio do Minha Casa Minha Vida Entidades: 35 mil na versão rural e 35 mil na modalidade urbana, com recursos, respectivamente, do Orçamento Geral da União e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Destas temos os imóveis classificados como Faixa 1, da qual 610 mil unidades habitacionais que serão contratadas em 2017, 170 mil serão destinadas à faixa 1 do programa, 60 mil à faixa 1,5 e 380 mil às faixas 2 e 3. Na faixa 1, que atende a famílias com rendimento mensal de até R$ 1.800, as habitações são subsidiadas em até 90% e apenas 10% do valor do imóvel é pago pelos beneficiários. O programa também teve a renda máxima das famílias reajustada nas faixas 1,5 e 2. Na faixa 1.5, o teto da renda mensal passa de R$ 2.350 para R$ 2.600; na faixa 2, de R$ 3.600 para R$ 4.000. Os reajustes foram feitos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 7,69% entre outubro de 2015 e dezembro de 2016. Não houve alteração na faixa 1.


Assim usaremos aqui um exemplo de um brasileiro mediano, objetivando a compra de um imóvel dentro desta faixa, valendo lembrar que o princípio aqui aplicado vale para todas as faixas de imóvel, a titulo de Planejamento de Compra de um Imóvel.

17 visualizações0 comentário
bottom of page